Search
Close this search box.

Câmara realiza Semana Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher

Na sessão da Câmara de Muriaé do dia 20 de novembro foi aberta a II Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher que teve como tema este ano “#quebreociclo – enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher”.   A abertura foi realizada com uma palestra do delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Rangel Martino, que contou com a participação dos vereadores por meio de depoimentos, críticas e sugestões acerca do tema.

A II Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher realizada com base na Lei Municipal Nº 5.429/2017, de autoria do vereador Dr. José Carlos (PSB). Com grande experiência no combate à violência na região, o delegado Rangel falou sobre a legislação específica de proteção à mulher, seus avanços e os problemas de gênero enfrentados de forma geral, especificando casos ocorridos no município. O objetivo de sua apresentação foi sensibilizar os presentes para que seja destinado pela comunidade um tratamento especial, com mais respeito e proteção às mulheres.

De acordo com o vereador, Dr. José Carlos, a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher faz parte do calendário oficial da Prefeitura e da Câmara de Muriaé. “A violência contra a mulher é um ato vergonhoso e triste em nossa sociedade. O Brasil, infelizmente, atinge índices alarmantes neste quesito. Em 2016, 5 mil mulheres foram assassinadas no país, mesmo com a existência da Lei Maria da Penha”.

O evento, organizado pela Câmara de Muriaé, ainda contou com dois encontros com a comunidade. Na quinta-feira (22), no Senai, foi montada uma mesa redonda com a presença de Maria Luiza de Oliveira Moraes, coordenadora da Casa da Mulher em Juiz de Fora; Natália Magalhães, delegada de Mulheres de Muriaé,  dentre outras autoridades apara debater o tema. No sábado (24), foi realizado um trabalho de conscientização na Praça João Pinheiro por meio de panfletagem e orientações.

Segundo, Franciane Silva Duarte Venâncio, escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais, que atua na Delegacia de Mulheres juntamente com a delegada Natália Magalhães, esta foi a primeira participação da Polícia Civil no evento. “Nosso objetivo foi conscientizar a população sobre a violência contra a mulher no país e no mundo, celebrado sempre no dia 25 de novembro. Vale ressaltar que o número de atos violentos contra a mulher aumentou na cidade e o número de medidas protetivas dobrou este ano. Precisamos divulgar mais a campanha, principalmente para o público masculino, combatendo o machismo e a agressão contra a mulher”.

Deixe um comentário

Outras Notícias