Search
Close this search box.

Clínica Cognitiva realiza evento “Descomplicando o TDAH”

A Clínica Cognitiva realizou um evento cujo tema “Descomplicando o TDAH”, abordou diversos assuntos ligados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As palestras, ministradas por alguns dos profissionais da Clínica, aconteceram na manhã de sábado (7).

O tema, abordado pelos profissionais da clínica, foi escolhido devido à falta de informação e conhecimento dos familiares, professores e responsáveis pelos portadores do TDAH. “Vimos a necessidade de falar sobre o assunto e orientar, pais e professores, a respeito deste transtorno no qual os indivíduos apresentam inquietação e dificuldade de concentração em suas atividades diárias”, conta a psicóloga Paula Castro, especialista em Terapia Cognitiva Posracionalista, em Desenvolvimento Humano, em Neuropsicologia e em Psiquiatria com Ênfase em Saúde Mental.

O médico psiquiatra, Rodrigo Vilhena, foi o primeiro a falar sobre o TDAH no evento, explicando sobre sintomas, diagnóstico e tratamento. “O objetivo da minha palestra foi informar aos pais e profissionais que lidam com o público infantil sobre as características do TDAH. Existem muitos tabus e pensamentos equivocados a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade que devem ser desmitificados para que as crianças iniciem o tratamento o mais cedo possível”, conta.

De acordo com Rodrigo é possível encontrar informações e grupos, na internet, que até mesmo negam a existência do TDAH. “Este transtorno é estudado há mais de 40 anos em vários países do mundo com forte embasamento teórico e pesquisas que comprovam a má-funcionalidade do cérebro em focar nas atividades. O que pode prejudicar a vida do indivíduo este não receber o tratamento adequado. As estatísticas mostram que 5% das crianças possuem o TDAH e 3% dos adultos carregam este transtorno para o resto da vida, em mais ou menos intensidade”, conta.

“Ninguém se torna TDAH aos 12 anos. O diagnóstico é feito, de preferência, antes deste período. Quanto mais cedo surgir os sintomas e mais cedo for tratada, as chances da criança de levar uma vida normal aumentam”, conta o médico.

Rodrigo explica que crianças com TDAH apresentam atraso de fala, leitura, dicção se comparadas com aquelas da mesma idade. Se o transtorno não for tratado, a criança poderá apresentar, ainda, quadros de depressão e ansiedade. “Dessa forma, os pais devem estar atentos aos comportamentos de seus filhos, principalmente quando elas começarem a frequentar ambientes escolares que exigem mais atenção dos pequenos”, explica.

A fonoaudióloga da clínica, Denise Dornelas, participou do evento falando a respeito das alterações da linguagem oral e escrita das crianças com TDAH. “Essas alterações podem vir sozinhas ou acompanhadas do transtorno, o que dificulta o quadro. Por isso, falamos sobre a necessidade de terapias e acompanhamentos com profissionais capacitados em conjunto, para que seu desenvolvimento seja completo”, explica Denise que é especialista em Educação Especial, aperfeiçoamento em Atendimento no Transtorno do Espectro Autista, no curso básico Neuroevolutivo BOBATH e no método PERDONCINNI.

A palestra da psicopedagoga da Clínica Cognitiva, Rita Duarte, especialista em Pré-escola e pós-graduada em Psicopedagogia, explicou aos ouvintes sobre as estratégias que os profissionais da educação podem utilizar em sala de aula que ajudam e facilitam a aprendizagem das crianças com TDAH. “Muitas vezes, o professor, na sua prática, não sabe o que fazer em determinado momento como atrair a atenção dessas crianças. O objetivo da Clínica Cognitiva foi alcançar o maior número de pais e profissionais interessados no assunto para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e conhecer a individualidade de cada aluno, seja ele com TDAH ou não”, diz.

Localizada na Rua Arthur Bernardes, 146, Centro (próximo ao Fórum), a Clínica Cognitiva atende crianças, adolescentes, adultos, pessoas com necessidades especiais, pessoas com transtornos psiquiátricos, comportamentais, com distúrbios da linguagem, aprendizagem e neurológicos oferecendo serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psiquiatria, terapia ocupacional e psicopedagogia.

Programação do “Descomplicando o TDAH” – Palestras: TDAH – sintomas, diagnóstico e tratamento, com o psiquiatra Rodrigo Vilhena;

Diagnóstico diferencial no TDAH e suas implicações clínicas no comportamento, com a psicóloga Paula Castro;

Alterações da linguagem oral e escrita no TDAH, com a fonoaudióloga, Denise Dornelas;

TDAH e aprendizagem – estratégias de facilitação, com a psicopedagoga, Rita Duarte;

e encerramento.

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias