Search
Close this search box.

Escolinha de Futebol do Porto comemora um ano de apoio da Lei Alcyr Pires Vermelho

A Escolinha de Futebol do Porto, coordenada e fundada pelo professor de Educação Física, Alex da Silva Pinto, que atende crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos, comemora um ano de apoio dado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ao Esporte e ao Turismo Alcyr Pires Vermelho.

De acordo com Alex, a Escolinha, que começou suas atividades em 2010, atendia apenas crianças cujos pais tinham condição de pagar pelas aulas de futebol. “Com o tempo, vi que precisava atender as crianças mais carentes, pois a prática do esporte impedia que elas ficassem nas ruas, sem uma atividade produtiva após as aulas. Atualmente, a Escolinha de Futebol do Porto possui 100 alunos, dentre eles, três meninas que se destacam bastante. Antes do incentivo da Lei, todos os custos relacionados às crianças carentes, eram arcados por mim e com a ajuda de alguns parceiros, como a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer”, conta.

Alex conta que o apoio da Lei Alcyr Pires Vermelho auxilia na compra de materiais esportivos e ajuda nas despesas das competições cujos alunos participam. “Na última temporada, participamos de seis competições regionais, em cidades como Carangola, Ubá e São João do Manhuaçu. O interessante é que todas as crianças tiveram condições de participar igualmente de campeonatos que possuem visibilidade de grandes clubes do futebol nacional, como a Copa CEU Palmeiras, que aconteceu em Ubá”, diz.

Alex conta que atletas da categoria sub15 foram campeões da Copa Sudeste, realizada na vizinha Carangola. Na mesma competição, as categorias sub 13 e sub 12 também foram finalistas, além da categoria sub 17, que foi semifinalista. Os alunos também participaram da Copa Asvale 2017, na qual todas as categorias conseguiram classificar até as semifinais.

Ao todo, cinco mil crianças já passaram pela Escolinha de Futebol do Porto. “Fico muito feliz em realizar este trabalho social. Deus me ajudou muito. Sinto que estou incentivando estes jovens atletas a seguirem o caminho do bem. Graças ao incentivo que temos hoje, o contato com empresários do esporte é possível. Atualmente, temos seis crianças encaminhadas para times de futebol”, conta Alex.

O professor conta que os planos para o futuro da Escolinha são muitos, pois sabe o quanto a instituição contribui na formação de adultos responsáveis. “Alguns ex-alunos da Escolinha do Porto são advogados, arquitetos, contadores e professores de Educação Física, o que me deixa muito orgulhoso. Aproveito também para agradecer ao presidente da Associação do Campo de Futebol do Porto, José Davi Carneiro, que sede o espaço para a Escolinha”, diz.

As aulas da Escolinha de Futebol do Porto acontecem nas quartas e nos sábados e são abertas para crianças de todas as comunidades. Para participar das competições é preciso frequentar a escola e ter boas notas, pois é feito um acompanhamento de frequência e desempenho.

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias