Search
Close this search box.

Fazenda Boa Vista recebe Dia de Campo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fazenda Boa Vista, de propriedade de Aloísio Rogério de Castro, localizada na comunidade Santa Lúcia, próxima à comunidade de Pedra Alta, no distrito de Belisário, recebeu, na tarde de sexta-feira (6), um Dia de Campo. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a EMATER – MG, e tratou sobre Bovinocultura de Leite.

O evento contou com quatro palestras com os temas: “Pastagens em piquetes rotacionados – vantagens, formação, irrigação, cerca elétrica e manejo dos pastos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e coordenador técnico pecuário da EMATER- MG, Rodrigo Couto; “Adubação de forrageiras – pastagens, canavial, milho e capineira”, promovida pelo engenheiro agrônomo Vinicius Tavares de Ávila da Fertilizantes Heringer; “Conservação de solo e água na propriedade – proteção de nascentes, terraços, barraginhas e caixas de retenção de água de chuvas, plantio direto, controle do mato e manejo das pastagens, realizada pelo Engenheiro Agrônomo Robério de Oliveira Torres,  da EMATER – MG; e, por fim, “Melhoramento genético do rebanho leiteiro – inseminação, cruzamentos, embrião”, ministrada pelo médico veterinário, Simeão Feres.

Robério de Oliveira Torres, extensionista da EMATER – MG, conta que a escolha da fazenda para a promoção do evento deve-se à estrutura do local e à disposição do produtor Aloísio Rogério de Castro, que é atendido normalmente pelo veterinário Edson Curi da Emater-MG. Já os temas escolhidos para o Dia de Campo, devem-se às necessidades dos produtores, observadas pela própria EMATER – MG e secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

“Os temas abordados são aqueles que o bovinocultor trata no dia a dia. Tivemos a intenção de promover a troca de experiências e repassar informações de novas tecnologias dentro da realidade do produtor rural. Com o Dia de Campo ele sai de sua propriedade, visita a do vizinho e conhece sua forma de trabalho”, conta.

O veterinário Simeão Feres, que trabalha na Fazenda Boa Vista há 26 anos, conta que o que era para ser apenas uma visita rendeu uma parceria de sucesso com o proprietário. “Começamos com apenas uma visita que se estendeu definitivamente. Hoje como todos puderam acompanhar, a propriedade possui um rebanho de alto nível de qualidade e referência para a região. Aloísio é uma pessoa visionária que construiu essa base que traz muito benefício para a comunidade pela ousadia. No início não foi fácil, devido à distância e os meios de comunicação da época para valorizar seus pilares de sustentação: nutrição, genética e sanidade, além do trabalho em equipe”, diz.

De acordo com Simeão Feres, para a Fazenda Boa Vista avançar, ainda mais, no empreendimento, este ano, foi implantada a Fertilização in Vitro (FIV). “As vantagens da FIV são inúmeras. Nela padronizamos o rebanho e multiplicamos os indivíduos superiores”, conta.

Em entrevista ao jornal A Notícia, o empresário e produtor, Aloísio Rogério de Castro, contou sobre suas ações de sucesso na Fazenda Boa Vista, tornando-se modelo para toda a região. “Como o veterinário Simeão Féres disse, estou há quase 30 anos como produtor. A Fazenda foi uma herança na qual desejei levar adiante da melhor forma, mesmo eu tendo origem urbana. Tive muitas dificuldades ao cuidar do gado no início, foi quando meu primo indicou o trabalho do veterinário Simeão que me auxilia até hoje”, conta.

Aloísio conta que fez questão de abrir as portas de sua propriedade para dividir com os demais produtores as informações e os conhecimentos que adquiriu ao longo do tempo. “Nesta oportunidade aproveitei para cobrar mais da Prefeitura e da EMATER – MG eventos como este. Proponho-me não apenas a levar informação aos colegas produtores, mas a também aprender com eles nestas reuniões. Aproveito a oportunidade para agradecer aos meus colaboradores pela ajuda, nada seria da Fazenda Boa Vista sem os esforços de todos eles”, diz.

Manoel Carvalho, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Muriaé, que esteve presente no evento, contou sobre a satisfação da realização do Dia de Campo. “Aloísio Rogério herdou essa propriedade e aplica todas as tecnologias recomendadas para produzir leite de excelente qualidade se destacando na região o que nos chamou a atenção, na qual resolvemos criar este Dia de Campo para difundir a tecnologia que ele utiliza para os demais produtores de agricultura familiar que estão aqui no entorno”, diz.

Manoel Carvalho disse que, enquanto secretário de Agricultura e Meio Ambiente, foi muito satisfatório contar com o apoio da EMATER – MG e demais patrocinadores. “Foi evento de grande sucesso e ficamos felizes com a presença do público que esteve aqui recebendo informações de bons profissionais”, finalizou.

Presente no evento, o vereador Reginaldo Roriz, falou a respeito da importância da troca de informações das propriedades para os demais produtores rurais. “Durante muitas décadas o Brasil conviveu com o êxodo rural porque os produtores não tinham incentivo para se fixar no campo. O grande incentivador para manter o produtor no campo é levar o conhecimento e, assim, gerar emprego e lucro. Hoje sabemos que 70% da alimentação brasileira é produzida pela agricultura familiar e o agronegócio tem um papel fundamental na balança comercial brasileira. Por isso, eventos como o Dia de Campo realizado hoje na fazenda Boa Vista é tão importante”, conta.

José Afonso Barreto Carneiro, um dos sócios dos Laticínios Porto Alegre e Rações Porto Alegre, patrocinadores do evento, esteve na Fazenda Boa Vista e contou sobre o convite para participar do Dia de Campo. “Conheço o senhor Aloísio há mais de uma década e acredito muito em seu trabalho. Admiro sua iniciativa em estar sempre dividindo suas experiências com os demais produtores. É muito bom vê-lo fazendo a diferença”, diz.

Os Laticínios Porto Alegre estão, atualmente, em expansão. Recentemente, a Fazenda Boa Vista passou a ser um dos fornecedores do laticínio contribuindo para o trabalho de qualidade que já vem sendo feito na região.

O Sicoob Credisudeste, parceiro da Emater – MG , esteve no Dia de Campo, através de seu representante, Paulo Alexandre Carvalho que falou sobre o apoio no evento. “A parceria do Sicoob Credisudeste com a Emater- MG já é consolidada com excelentes resultados há muito tempo. Na atividade agropecuária sabemos que margem de lucro é muito apertada. Dependendo da época do ano, a margem pode ser até negativa. Todo o lucro vem com produtividade. Para isso, é preciso informar aos pequenos produtores como terão este lucro com uma boa produção e um bom investimento que nossa cooperativa pode oferecer”, conta.

Também patrocinadora do Dia de Campo, a cooperativa Cresol marcou presença através de seu representante, João Paulo, que falou sobre a experiência de participar de um dia produtivo para os pecuaristas e agricultores. “Nós, como uma cooperativa de crédito com vasta experiência em atender os produtores rurais, procuramos sempre apoiar iniciativas deste tipo em propriedades modelo como a do senhor Aloísio. Sabemos que a atividade leiteira nesta região é de extrema importância, pois ajuda a manter diversas famílias no campo”, conta.

Alexandre Ferreira Rodrigues, engenheiro eletricista e diretor em energia solar da Eletrocidade, que explicou ao público a importância da sustentabilidade em energia elétrica solar em propriedades rurais.

A Fazenda Boa Vista, através de seu proprietário Aloísio Rogério de Castro irá implantar um sistema que irá gerar toda a energia elétrica para a propriedade., que hoje possui um gasto aproximado de R$ 2 mil por mês reduzindo a R$ 45 mensais na conta de luz.

O projeto inovador deverá ser concluído em 60 dias, após as obras de infraestrutura. As placas de captação de energia solar serão instaladas na cobertura do novo curral e serão do tipo “Freestall”.

Recentemente, o proprietário Aloísio Rogério realizou um convênio com a Cresol para desenvolver a esta energia e contribuir com a sustentabilidade.

Também patrocinador do evento, a Fertilizantes Heringer esteve presente. Assim como autoridades, o prefeito de Rosário da Limeira, José Maria Pinto da Silva, o vice-prefeito Davi Dias Maciel, os secretários municipais: Serginho, de Agricultura e Rita, de Educação, e produtores da região.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias