Search
Close this search box.

l Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira é realizado com sucesso na Zona da Mata

Seleção e melhoramento genético de Gir Leiteiro e Girolando foram apresentadas pelas Fazendas do BASA, na manhã de sexta-feira (28), segundo dia do I Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da região de Muriaé. Além da apresentação de excepcionais reprodutores Gir Leiteiro, estrelas da raça como as Campeãs Leiteiras 2017 – Dourada e Maia FIV do BASA, juntamente com outras doadoras, desfilaram sua capacidade funcional e produtiva, demonstrando a evolução do trabalho feito nas Fazendas do BASA. Produtores, profissionais, representantes de entidades e autoridades compareceram no evento.

Os animais foram apresentados pelo veterinário responsável das Fazendas do BASA, Simeão Feres Neto. De acordo com Simeão, o empresário Evandro Carmo é um revolucionário ao democratizar o trabalho pioneiro feito com o melhor da genética. “Evandro sempre buscou valorizar o trabalho do produtor de leite que não é fácil. É preciso buscar por animais diferenciados que sejam, ao final, valorizados e essa é uma possibilidade que pode ser acessada pelos pequenos e médios produtores”, contou.

Em sua palestra, o pecuarista Evandro Guimarães ressaltou a importância do Girolando, produzido a partir de doadoras Gir Leiteiro de alta lactação. “Na prática, esses animais que denominamos F1 PLUS, tem demonstrado produções médias de 25 kg de leite por dia (fêmeas F1 de primeira cria), em sistema de produção de leite em piquetes rotacionados. Além de serem produtivos, estes animais são rústicos, apresentam fertilidade extraordinária e uma ótima vida produtiva. Este gado pode modificar o patamar da produtividade leiteira no Brasil”, explicou.

Como a produção de leite é uma atividade totalmente integrada à agricultura, o evento promoveu, também, uma palestra sobre Produção de Silagem Capim BRS Capiaçu, ministrada pelo pesquisador Paulino José Melo Andrade.

Além de secretários de municípios vizinhos, quem também prestigiou o Simpósio de Pecuária Leiteira foram os prefeitos de Muriaé, Grego e o de Eugenópolis, Vasco Navarro, além do Superintendente Regional da Emater – MG, Paulinho Carvalho.

Deixe um comentário

Outras Notícias