Search
Close this search box.

Projeto do deputado Dr. Wilson Batista que garante mapeamento genético pelo SUS segue em tramitação

Projeto do deputado Dr. Wilson Batista que garante mapeamento genético pelo SUS segue em tramitaçãoDurante a reunião ordinária de quarta-feira (11), o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais derrubou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei (PL) 18/2015, de autoria do deputado Dr. Wilson Batista. O PL visa assegurar às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama e ovário o acesso ao teste genético pelo SUS em Minas Gerais.

Com o teste, a pessoa terá a possibilidade de escolher formas de prevenção e tratamentos antecipados para evitar o desenvolvimento da doença, caso o resultado seja positivo. Sendo negativo, a mulher deixará de conviver com o temor do aparecimento desses tipos de câncer.

Em sua declaração de voto, o deputado Dr. Wilson Batista, destacou a importância da proposição. “O projeto garante às mulheres que têm alto risco de desenvolver o câncer de mama e ovário o acesso ao teste genético, que permite identificar fatores de malignidade, um erro genético, possibilitando a elas formas de tratamentos muito mais precoces, antes que elas desenvolvam a doença. É um teste importantíssimo que já existe no Brasil há dezenas de anos, mas infelizmente não foi incorporado pelo SUS. Um teste caríssimo, que custa aproximadamente R$3 mil e é inviável para muitas mulheres que dependem do SUS”, enfatiza.

Deixe um comentário

Outras Notícias