Revisão veicular garante tranquilidade e segurança para as viagens

O período entre as festas de final de ano e o carnaval é um dos momentos de maior movimento nas estradas de todo o Brasil. Muitos aproveitam as férias escolares e do trabalho para viajar com a família e sair da rotina. Entretanto, para que o lazer não se torne um transtorno, é fundamental que os motoristas realizem manutenções preventivas em seus veículos.

O jornal A Notícia ouviu alguns dos mais experientes profissionais do ramo de manutenção veicular na cidade para saber o que é primordial para quem quer botar o pé na estrada.

Segurança em primeiro lugar – Para Júlio Frederico, gerente de pós-vendas da Recreio Volkswagen  os itens de segurança que sofrem desgaste com o tempo, como pastilhas de freio e pneus, são os primeiros que devem ter atenção durante a revisão.

A empresa realiza uma checagem completa no veículo, inspecionando vidros, travas, sistema de embreagem, extintor de incêndio, óleo do motor, cabos de ignição, bateria, luzes, faróis e outros componentes.

“Para que o cliente seja mais bem atendido, trabalhamos com agendamento, inclusive para clientes cujos veículos já saíram da garantia. Estamos com promoção de troca de óleo e, nessa troca, verificamos 30 itens de segurança, para uma viagem tranquila”, diz Júlio, revelando ainda que a Recreio oferece agendamento por whatsapp – (32) 9 8815-2624. A concessionária Recreio funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 17h, e aos sábados de 7h33 às 11h30. Os agendamentos podem ser feitos também pelo telefone: (32) 3696-3919.

Pneus em bom estado são fundamentais – Kaio Thadeu Machado, gerente da Recabom Pneus, avalia como fundamental todo o serviço de revisão veicular, nos itens como pneus, suspensão, óleo, freios e amortecedores. “É de extrema necessidade fazer um checkup do veículo, tanto antes de viagens, como regularmente”, diz.

Kaio recomenda também examinar sempre as especificações da etiqueta que marca a quilometragem das revisões, como a recomendação de alinhar o veículo a cada 5 mil km rodados. “Também é fundamental estar atento a qualquer anormalidade apresentada pelo veículo e procurar profissionais capacitados e especializados, para a viagem não ter sustos”, sugere o gerente da Recabom Pneus, que oferece, além de uma linha completa de pneus, serviços exclusivos na parte de suspensão, freios, óleo e filtros, escapamentos, ar condicionado recuperação de rodas, alinhamento e Balanceamento 3D. A Recabom está localizada à Rua Oswaldo Cruz, 50, Barra; Telefone: (32) 3722-6422.

Planejamento é fundamental – Haroldo do Espírito Santo, proprietário da Mecânica Souza Dias, lembra que, além de gerar transtornos, a falta de revisão pode colocar em risco a vida de todos os ocupantes do veículo. Para evitar esse tipo de preocupação, segundo ele, é fundamental se planejar. “Recomendamos que a revisão seja feita ao menos uma semana antes da viagem, pra haver prazo de consertar alguma anomalia que seja detectada. Não é o ideal revisar e logo em seguida sair para viajar”.

Haroldo lembra que problemas simples, como uma lâmpada queimada, podem gerar multas. “No caso de uma palheta ruim, você talvez só vai se lembrar quando pegar chuva e precisar dela. O mesmo vale para um estepe descalibrado, que só é lembrado quando há problema com outro pneu. É importante olhar o nível de óleo, água, sistema de freio, como está a direção. Dessa forma, os riscos diminuem e a segurança aumenta”, conta.

Segundo ele, neste período de férias, o movimento nas oficinas cresce exponencialmente. Por isso, agendar sua revisão é fundamental. “O carro, estando com a manutenção em dia, leva apenas de 2 a 3 horas em média para ser revisado. Mas agendar a visita é fundamental, pois a procura é muito grande. Não fazemos serviços na correria para não colocar em risco a vida do cliente e de seus familiares”, diz Haroldo, revelando ainda que um dos diferenciais da Souza Dias é o envio de orçamento e fotos de peças danificadas para os clientes por whatsapp. A Mecânica Souza Dias está na Gerazina Paulina Matos Pereira, 75, Boa Vista. Telefone: (32) 3722-2858.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *